Notícias
15/04/2013
Disciplinas que compõem a Qualificação MPS.Br nível F
Conheça a seguir as disciplinas que compõem os novos processos de trabalho da Attest. Observe que, não se trata de novas “áreas” ou “departamentos”, mas sim de “processos” que foram incorporados ao dia a dia da Empresa. As disciplinas “Gerência de Requisitos” e “Gerência de Projetos” já vêm sendo praticadas na Attest desde a Qualificação no nível G, em 2010. As demais foram incorporadas à partir do início de 2012, visando a Qualificação no nível F.
GERÊNCIA DE REQUISITOS
“Requisitos são as especificações que o cliente faz quando está solicitando uma nova funcionalidade. Essas especificações definem o escopo do projeto e garantem que tanto o cliente quanto o analista tenham o mesmo entendimento e estejam de acordo com o que será e o que não será construído. A Gerencia de Requisitos busca, também, dar um maior formalismo à aprovação da especificação do projeto, garantindo a qualidade do produto a ser desenvolvido e também gerando subsídios para que se possa avaliar os impactos das solicitações de mudança, já que alterações nas especificações podem trazer grandes alterações nos prazos e nos custos de um projeto.”
GERÊNCIA DE PROJETOS
“O propósito da Gerencia de Projetos é identificar, estabelecer, coordenar e monitorar as atividades e os recursos que um projeto necessita para produzir um produto e/ou serviço que atenda seus objetivos finais dentro do tempo e orçamento aprovados. Todo projeto deve ter início e fim bem determinados, e deve seguir o escopo estipulado, dentro dos padrões de qualidade definidos. A implementação das técnicas e processos de Gerenciamento de Projetos traz grandes benefícios para a organização, como, entregas com alto padrão de qualidade e dentro do planejado, melhora na comunicação, controle dos riscos, aumento de produtividade, motivação da equipe e satisfação do cliente e das partes interessadas.”
MEDIÇÕES
“O objetivo da disciplina de Medições é assegurar que a execução do processo de desenvolvimento de sistemas atinja tanto os objetivos do projeto em si, quanto os objetivos da Empresa. O grande desafio é identificar os Indicadores que reflitam bem o comportamento do processo a ser acompanhado, uma vez que só tem sentido controlar indicadores que sejam possíveis de serem medidos. A utilização da disciplina de Medição nos processos de desenvolvimento de sistemas da Attest tem sido muito importante, pois está nos incentivando na criação de métricas que nos auxiliam na entrega do projeto dentro do prazo negociado com o Cliente.”
CONFIGURAÇÃO
“Podemos considerar a Gerencia de Configuração como a disciplina responsável por garantir que o projeto seja desenvolvido de uma forma disciplinada. É ela a responsável por gerenciar os níveis de acessos, verificar a conformidade dos padrões dos produtos gerados (nomenclaturas, local de armazenamento, versões) e por garantir a consistência entre os diversos produtos gerados através das “auditorias de configuração” e da criação de “baselines” de documentação. Ela permite, também, avaliar o impacto gerado pelas inevitáveis solicitações de alteração que ocorrem ao longo do projeto. A Gerência de Configuração não é uma disciplina com a mesma visibilidade das Gerencias de Projeto e Requisitos, porém ela é fundamental para “organizar a casa” de forma que o projeto caminhe em seu ciclo de vida de forma estável”.
QUALIDADE
“Sobre a Qualidade na Gerencia de Projetos de uma maneira mais ampla, gostaria de mencionar Ishikawa “O Produto mais econômico, o mais útil e que sempre satisfaça o consumidor”, devemos estar sempre lembrando disto.
O processo de garantia da qualidade tem como propósito fornecer garantia de que os produtos de trabalho e processos estão em conformidade com os planos e condições pré-definidos. Este processo é importante porque assegura que todos os outros processos de Gerencia de Projetos estão aderentes e em conformidade com o produto.”
GERÊNCIA DE PORTFÓLIO
“Um dos grandes desafios de um fornecedor como a Attest é administrar o atendimento às solicitações de novos desenvolvimentos originadas pelos seus clientes. Visando administrar seus recursos de forma a atender satisfatoriamente a estas demandas, a Attest implementou um processo, denominado “Gerenciamento de Portfólio”, o qual é realizado através de reuniões periódicas que envolvem as diretorias, gerencias e supervisões da Attest. Nestas reuniões, as demandas são analisados e pontuados uma à uma, através de critérios que levam em consideração a prioridade para o cliente, porte da solicitação, conflito de recursos, riscos, entre outras. Este processo garante uma tomada de decisão equilibrada, na medida em que é feito em colegiado. Esta forma de trabalho não se aplica para as solicitações de suporte e esclarecimentos de dúvidas, correções de erros em programas, as quais são sempre tratadas como prioridade, bem como, para customizações de pequeno porte .”
voltar