Notícias
15/04/2013
Renovação da Homologação PAF-ECF para o SICOP
No dia 18 dezembro de 2012, a Attest obteve a renovação da homologação do seu PAF-ECF, programa aplicativo fiscal-emissor de cupom fiscal, SICOP – Sistema Integrado de Controle Operacionais e Financeiros de Lojas de Conveniência e Postos de Combustíveis.
Estabelecimentos comerciais que efetuam operações e venda de mercadoria ou prestação de serviços destinados a pessoa natural ou jurídica não-contribuinte do imposto estão obrigados a utilizar emissores de cupom fiscal.
Para se obter esta homologação, o sistema aplicativo deve seguir as regulamentações dispostas pelo Ato Cotepe 06/08 e Convênio ICMS 15/08, que descrevem as obrigações e exigências do software e das empresas desenvolvedoras, visando lisura nas operações e segurança ao contribuinte e ao fisco.
Anderson Avanci, responsável técnico pelo SICOP informa que “desde 2008 a ATTEST mantém rigorosamente em dia a homologação do seu PAF-ECF, garantindo segurança legal aos clientes que o utilizam. Esta homologação é realizada por uma instituição técnica credenciada pelo CONFAZ, que verifica e certifica as funcionalidades do software aplicativo, através de uma rigorosa bancada de testes, em conformidade com a legislação vigente. Nestas homologações o sistema é operado nas mais variadas situações, contemplando requisitos funcionais dispostos em 117 testes, devendo o programa aplicativo obter sucesso em todos para ser aprovado.”
Porém, mais que um PAF-ECF, o SICOP é uma solução completa e integrada voltada para o segmento de revendas de combustíveis, atendendo, também, ao segmento varejista em geral. A solução abrange Frente, Retaguarda e Controladoria Central de Postos e Lojas de Conveniência e é totalmente integrado ao ERP SICOF.
Dentre as principais características do SICOP, destacam-se:
- Frente de Posto e Loja:
- Integrado à Retaguarda e Controladoria Central;
- Consulta ao crédito de clientes (local e central);
- Integrado a concentradores de bomba de diferentes fornecedores;
- Homologado PAF-ECF;
- Retaguarda de Postos e Lojas:
- Alteração de preços dos combustíveis nos bicos e bomba via software;
- Emissão de Notas Fiscais (referenciando cupom fiscal, perdas, sobras, transferências, etc.);
- Consulta de Crédito de Clientes (local e centralizado);
- Fechamento de contas correntes, emissão de faturas e boleta eletrônica;
- Mapas operacionais e financeiros com pontos para auditoria;
- Controladoria Central de Postos e Lojas:
- Alinhado às resoluções legais e fiscais;
- Relatório de clientes com valor de venda efetivo e a prazo;
- Relatório de movimento mensal de vendas;
- Relatório demonstrativo das margens de resultado;
- Atualização automatizada entre as bases de dados das retaguardas de postos e central;
Anderson Avanci reforça que “o grande diferencial do SICOP em relação a seus concorrentes, é o expertise e a tecnologia da ATTEST, a qual se fundamenta em uma experiência de mais de vinte anos de no desenvolvimento e comercialização da ferramenta ERP-SICOF.” Segundo ele, a preocupação em se garantir a integração de dados, via internet, de todas as movimentações realizadas nos diversos postos e lojas com a controladoria central, possibilita uma melhor gestão dos estoques, conferência dos fechamentos de caixa e registros contábeis e fiscais confiáveis.
voltar